11 de junho de 2012

Manutenção do PC: quando e como?

A manutenção no PC não é como fazer a manutenção de um carro. Esse último precisa que óleo, amortecedores, pneus, velas etc., sejam trocados frequentemente para assegurar a maior vida útil para o possante.

Já as peças do computador não precisam ser trocadas, a não ser que apresentem defeito. Ainda assim, é interessante fazer uma manutenção no sistema, como apagar arquivos desnecessários e programas que já não são mais utilizados, verificar a integridade do disco rígido e checar se existem possíveis arquivos infectados com malware, eliminando-os. Ah! Claro, desfragmentar os arquivos também.

Isso é importante para garantir que o computador funcione adequadamente e com desempenho dentro do esperado, além de liberar espaço em disco e garantir a segurança.
Mas com que frequência isso deve ser feito e que tipo de manutenção deve ser realizado? As dicas a seguir oferecem um roteiro das tarefas e sugerem quando devem ser realizadas. Elas podem exigir certa disciplina, mas vale a pena.

Diariamente
Backup dos dados
. Ninguém quer perder o trabalho que acabou de fazer. Nem o de ontem. Portanto, não deixe seus arquivos de trabalho se acumularem para, só depois fazer backup. Ao terminar uma atividade, é possível usar um DVD para guardar os dados, mas o ideal é usar um HD externo que deve ser mantido em lugar seguro, preferencialmente longe do seu sistema original. Os links abaixo fornecem instruções de como realizar o backup, de várias formas.

Caça aos malwares. O intervalo de tempo em que o programa de antivírus varre o sistema não é perfeito, assim como sua base de dados das pragas. Assim, algo pode acabar passando por ele e você não perceber, até que seja tarde demais.

Então, para ficar seguro, obtenha uma segunda opinião. Uma boa opção é o software Virus Total Uploader, gratuito e fácil de instalar. Serviços online também verificam os arquivos. Dessa forma, enquanto seu antivírus preferido faz seu trabalho automaticamente, você aumenta a segurança executando outro software para varrer o sistema.

Mensalmente
Desfragmentar o disco rígido.
É fato, quando mais se usa, mais fragmentado o HD fica, tornando a gravação e leitura dos dados mais lenta já que as cabeças de leitura/gravacão precisam se mover mais vezes.
O próprio Windows já possui um desfragmentador que funciona muito bem. No Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse na unidade que deseja desfragmentar (geralmente é C:\). Então selecione a opção Propriedades, clique na guia Ferramentas e, sem seguida, no botão Desfragmentar agora.



Analise seu disco rígido para eliminar erros de arquivos. Nesse item não estaremos em busca de vírus ou worms, mas problemas físicos e lógicos, que podem tornar ilegíveis algumas partes do disco rígido.
A opção para reparar erros é acessada na mesma tela da tarefa de desfragmentação, como mostra a figura acima. Basta clicar no botão Verificar agora. Depois marque as duas opções que aparecem na janela seguinte e clique em Iniciar.

Uma mensagem avisa que não é possível verificar o disco enquanto o PC estiver em uso. Clique emAgendar verificação do disco. Na próxima vez em que você for deixar o computador por algumas horas, reinicie o sistema. A verificação começará automaticamente e leva um tempo considerável. Uma estimativa média de tempo é de uma hora para cada 100 GB de espaço no disco.

Semestralmente
Faça backup do seu disco rígido inteiro.
Embora não seja tão importante como um backup recente dos seus dados, uma cópia inteira do HD pode ser um tipo de salva-vidas caso o disco do PC venha a falhar.
E nesse item, é mais interessante fazer uma imagem do disco, pois assim não é preciso reinstalar o sistema do zero.


Fonte: PC World


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...